Pesquisadores descobriram o software malicioso que derrubou o fornecimento de energia em Kiev, capital da Ucrânia, no ano passado. E advertem: empresas americanas podem ser o próximo alvo
Pesquisadores da área de cibersegurança descobriram o malware que derrubou o fornecimento de energia elétrica em Kiev, capital da Ucrânia, no ano passado. Eles advertiram nesta semana as empresas americanas que o código malicioso pode ser modificado para atacar o sistema elétrico dos Estados Unidos e afetar diversas redes regionais de energia.
A descoberta lança luz sobre um incidente que os especialistas em segurança têm observado de perto e procurado entender o risco para a rede elétrica dos EUA. Em 2014 um ciberataque contra os EUA interrompeu o fornecimento de eletricidade de quatro companhias de energia.
Os especialistas vinham alertando há anos que os sistemas industriais que controlam porções críticas da infraestrutura, tais como usinas de energia, são vulneráveis. O malware já havia sido descoberto nessas redes, mas ninguém havia estabelecido um vínculo entre essas infecções e uma queda de energia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário